terça-feira, 10 de maio de 2016

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DA PLATAFORMA FREIRE

Inscrições para 105 mil vagas em cursos de licenciatura são prorrogadas

    Publicado: Sexta, 06 Maio 2016 10:41 | Última atualização: Sexta, 06 Maio 2016 11:29
    O prazo para inscrições na Universidade do Professor foi prorrogado até o dia 20 de maio. A nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é voltada para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.
    Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão um período para validar as inscrições dos docentes. Os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.
    Acesse a Plataforma Freire.
    A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada. Baseado em informações do Censo Escolar 2015, o Ministério da Educação verificou que entre os 709.546 professores efetivos que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que aplicam ou não têm o grau de bacharel na área.
    Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As vagas são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia. A inscrição pode ser feita por:
    • Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura.
    • Professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura.
    • Professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica.
    Parfor Presencial
    Além das vagas pelo sistema UAB e das vagas presenciais remanescentes, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor Presencial) que oferecerá, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017. Os professores também só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública.
    O calendário com a montagem das turmas e o início das atividades letivas do Parfor Presencial será divulgado em breve.
    UAB
    Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
    Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).
    (CCS/Capes)

    segunda-feira, 9 de maio de 2016

    INSCRIÇÕES DO ENEM 2016 COMEÇAM DIA 09 DE MAIO

    Inscrições Enem 2016. O Ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou o período de inscrições para quem deseja realizar as provas doExame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. Segundo o anunciado as inscrições serão abertas as 10 h do dia 9 de maio e terminam as 23h59 dia 20 do mesmo mês. Foi anunciado também quando as provas serão aplicadas, que diferente da ultima edição do Enem em que as provas foram aplicadas em outubro, as do Enem 2016 serão aplicadas em novembro nos dias 5 e 6.
    O principal objetivo dos participantes que realizarem inscrição para realizar as provas do Enem 2016 é ingressar no ensino superior através do SISU – Sistema de Seleção Unificada onde são oferecidas vagas para cursos em IES públicas, do ProUni – Programa Universidade para Todos que oferece bolsas de estudos para cursos em IES privadas. Para estudantes universitários que concluíram o ensino médio a partir de 2010 que não participaram de nenhuma edição do Enem e desejam contratar um financiamento estudantil junto ao Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é necessário que se inscrevam para realizar as provas do Exame deste ano.
    O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2016. Clique aqui para ler o inteiro teor do edital do Enem.

    Como realizar a inscrição para participar do Enem 2016

    As inscrições para participar do Enem 2016 devem ser realizadas através da Página do Participante, através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/. Ao acessar a pagina o participante deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e número do documento de identidade. Ao se inscrever o estudante deve informar também em qual cidade vai realizar as provas do Enem 2016, porém vale lembrar que na cidade onde o candidato reside as provas podem não ser aplicadas, por isso é necessário verificar no Edital do Enem 2016 se sua cidade consta na lista das que as provas serão aplicadas.
    Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio
    Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio
    A necessidade de atendimento especializado ou especifico para realizar as provas também deve ser informado no ato da inscrição e caso o participante seja travesti ou transexual e opte pelo uso do nome social deve também informar essa opção.
    Taxa de inscrição. A taxa de inscrição do Enem 2016 foi reajustada de R$63 para R$68. Estudantes de escolas da rede pública que estiverem cursando o último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição assim como os participantes que se declararem membros de famílias socioeconomicamente carentes. Vale lembrar que participantes que forem isentos do pagamento da taxa de inscrição por declaração de carência que não comparecerem para realizar as provas do Enem 2016 não serão isentos do pagamento na próxima edição do Exame.
    Ainda a respeito da taxa de inscrição do Enem 2016, esta deve ser paga até o dia 25 de maio através da Guia de Recolhimento da União (GRU) em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios.