quinta-feira, 24 de março de 2016

INSCRIÇÕES PARA SELETIVO DE PROFESSORES

Prefeitura de Matões abre inscrições para seletivo de professores

Da Redação/Maranhão em Pauta.COM
A Prefeitura Municipal de Matões, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, torna pública a realização de Processo Seletivo para a contratação, em caráter temporário, por prazo determinado, de professores para atuarem na educação de jovens e adultos da rede pública municipal de ensino.
Os cargos e vagas são: Professor da 1ª Fase, 10 vagas para a Zona Urbana, com salário de R$ 1.067,82 (Hum Mil e sessenta e sete reais e oitenta e dois centavos), Exigência de Magistério nível Médio.
Professor da 1ª Faze, 40 vagas para Zona Rural, com salário de R$ 1.067,82 (Hum Mil e sessenta e sete reais e oitenta e dois centavos), Exigência de Magistério nível Médio.
As inscrições serão gratuitas e realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Travessa Gonçalves Dias nº 16, Centro das 8h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições acontecerão nos dias 28 e 29 de março de 2016, neste mesmo período acontecerá a entrega dos títulos que servirão como critério para a seleção dos aprovados.
O prazo de validade do seletivo será de 8 meses, contados a partir da data de assinatura do contrato. A carga horária será de 20 horas semanais, ou 4 horas diárias distribuídas de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de educação.

terça-feira, 22 de março de 2016

Amar é...


" Amar é descobrir os avessos.

É olhar o outro lado, o nunca visto, o não investigado.

Amar é exercício de investigação, de constante e atenta observância. Só o observar silencioso da existência nos capacita para uma formulação de palavras... Só pode dizer alguma coisa sobre uma pessoa, aquele que soube demorar, que soube ficar, permanecer, vigiar, descobrir. As palavras reveladoras só nascem depois da observação silenciosa.

Uma mulher não se sente amada no momento em que o homem a proporciona uma noite de amor apenas... Mas sobretudo no momento em que se sentam à mesa de um restaurante, e sem que ela diga nada ele lhe pede o prato favorito. Amar é descobrir os gostos, os sabores particulares, os desejos mais ocultos.

Amar é saber a cor favorita, o número que calça os pés, o que causa medo e o que encoraja.

Hoje fiquei pensando... Meu pai morreu sem que eu soubesse qual era sua cor favorita."



Pe. Fábio de Melo

A PÁSCOA



A Páscoa

O nome Páscoa, surgiu a partir da palavra hebraica “pessach”, que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do mar Vermelho). Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Ainda hoje a família judaica se reúne para o “seder”, um jantar especial que dura oito dias.

Para os cristãos a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a ressurreição. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Em tempos antigos, no Hemisfério Norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! 




Lenda - Páscoa

Lenda da Páscoa

Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera 3 (três) ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.

Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos. O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou:

- Por que choras Jesus?
- Tiraram os ovos do passarinho!
- Miau, miau, nada posso fazer ! E lá se foi...


Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...
- Por que choras, Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
- Au, Au, que pena - e foi embora...

Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:
- Por que choras, meu Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
O coelhinho abaixou uma orelha e disse:
- Não chores mais, vou procurar os ovinhos!

E pulando desapareceu. Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:
- Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.

O coelhinho abaixou as orelhas muito triste. Nisto teve uma ideia. Visitou 3 passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.

Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:

- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho!

Pois de agora em diante como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas e bem comportadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.

E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.




Música Ilustrada

De olhos vermelhos
Música Ilustrada
Olhem só que gracinha!!!
É a musiquinha "De olhos vermelhos" ilustrada e para as crianças completarem...



Mensagem - Enigma

Mensagem de Páscoa







Música: O Coelhinho


O coelhinho(variação da cantiga O pastorzinho)


Havia um coelhinho que queria se gabar.
Saiu de sua toca e aos bichos foi falar:
Dó-ré-mi-fá-fá-fá
Dó-ré-dó-ré-ré-ré
Dó-sol-fá-mi-mi-mi
Dó-ré-mi-fá-fá-fá

Chegando na floresta
um amigo lhe falou,
dizendo ao coelhinho:
O seu canto me agradou!
Dó-ré-mi-fá-fá-fá
Dó-ré-dó-ré-ré-ré
Dó-sol-fá-mi-mi-mi
Dó-ré-mi-fá-fá-fá





Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa



 


Significado da Páscoa

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!





Máscaras

Máscaras de Coelhinhos






Ideias para a Páscoa

Algumas idéias lindas
para a Páscoa

Trago aqui algumas sugestões para lembrancinhas e máscaras para nossas crianças...
São fofas!!!








Cestinha

Cestinha de Páscoa
Olhem só que gracinha esta cestinha!
É só deixar que as crianças pintem e depois colocar um ovinho dentro....



Dedoche do Coelhinho

Dedoche do Coelhinho


ACREDITE EM DEUS





Ele te tem nas palmas de Suas generosas mãos!
Acreditando na vida todos os caminhos se abrem à sua frente e a sua alegria será devolvida!

É preciso acreditar para conquistar a alegria de viver.
Quem acredita vê a vida em plenitude! Quem crê consegue viver mais e melhor! E crer é ter esperança, é dar um voto de confiança ao Universo, é acreditar que tudo caminha bem.

Por que será que as crianças, os palhaços, os índios, os felizes, os apaixonados, os líderes e os anjos estão sempre felizes? Porque acreditam! Porque esperam! Porque lutam! Porque a alegria é uma constante em suas vidas! É fundamental acreditar na vida. É indispensável acreditar em si! É imprescindível acreditar-nos outros! É necessário acreditar no futuro! É maravilhoso acreditar que o passado já passou e que a dor já acabou!

Acredite na felicidade! Acredite que você é feliz e que poderá ser cada vez mais feliz! Acredite no amor! Acredite em Deus! Ele te tem nas palmas de Suas generosas mãos. Acredite que Ele jamais vai te desamparar. Deus é louco por você! Ele te quer muito bem!

Acredite que você pode sim superar todas essas dificuldades que está passando e que estão surgindo no seu caminhar! Por favor, não deixe de acreditar em você. Volte a se apaixonar pela sua vida! Volte a viver! Volte a sentir a alegria de viver! Ajude-se a ser feliz! Você é merecedor! Volte a acreditar que tudo vale à pena. Volte a colocar cores à sua volta.

24

A SOMA DOS TALENTOS




Excelente mensagem para Reunião de Pais e professores.
 
A SOMA DOS TALENTOS

 SE A NOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”
… NÃO HAVERIA SINFONIA.
SE A PALAVRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA PÁGINA.”
… NÃO HAVERIA LIVRO.
SE A PEDRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA PAREDE.”
…NÃO HAVERIA CASA.
SE A GOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”
…NÃO HAVERIA O OCEANO.
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”
…NÃO HAVERIA COLHEITA.
SE O HOMEM DISSESSE:
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A HUMANIDADE.”
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE NA TERRA DOS HOMENS.
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE TRIGO,
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO, INSUBSTITUÍVEL.
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA EDUCAÇÃO,
A FAMÍLIA E ESCOLA PRECISAM ESTAR JUNTAS, PARA
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO SUCESSO.
OBRIGADO POR ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS.

Uma semana abençoada para todos...




Muitas vezes basta ser...



Uma semana abençoada para todos...


SEMED DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA !!!



ESCOLA É

Escola é




          
 




 Escola é

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)