quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

QUEM COMPARTILHA O CONHECIMENTO MERECE PARABÉNS TODOS OS DIAS.



PLANEJAMENTO COLETIVO 2015


 
Postado por Regina Seabra.

Para planejar, é preciso, refletir sobre os resultados alcançados, reconhecer os desafios vencidos e aqueles ainda  por vencer,para  que novos passos sejam dados em direção ao desenho das ações que serão realizadas.frente a estas constatações inicia-se propriamente o planejamento que é basicamente estabelecer respostas ás seguintes questões:
·        QUAIS SAO OS SEUS OBJETIVOS?
·        O QUE JÁ SABEMOS?
·        O QUE QUEREMOS ENSINAR?
·        COMO IREMOS FAZER?
Hoje e amanhã esta acontecendo na Escola Municipal Rodrigo de Oliveira, o planejamento coletivo da Rede Municipal de Ensino. Está sendo um sucesso a troca de conhecimento entre todos os educadores e o dinamismo da equipe pedagógica da SEMED. Em parceria com os coordenadores das unidades de ensino, foi dividido por turmas de acordo com os anos escolares da EDUCAÇAO INFANTIL ao 9º ANO. Fez com que consolidassem um planejamento voltado para os pontos de atenção diagnosticados no final do ano letivo de 2014. Um planejamento dinâmico e focado. Parabéns a todos os envolvidos e sucesso neste novo ano letivo que se inicia.









Quarta-feira de Cinzas: começam os 40 dias de conversão da Quaresma


Postado por Regina Seabra


Hoje, 18 de fevereiro de 2015, Quarta-feira de Cinzas, para muitos apenas um dia de descanso após a folia dos sete dias de carnaval, mas para a igreja Católica representa o início de uma conversão, de uma mudança moral, com a celebração da Quaresma.  Os católicos sabem o significado da data: “A Igreja Católica inicia a Quaresma (40 dias que antecedem o Domingo da Páscoa), e com ela a Igreja deseja preparar os cristãos, a bem celebrar, a razão de sua existência: a Ressurreição de Jesus”, explicou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. 
Ele conta que neste período estimulam-se de maneira mais intensa os exercícios espirituais como a oração, o jejum e a penitência. “As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte”, revela. A data marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano de 2015 terá como tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade, e o lema: “Eu vim para servir”. Hoje a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, para todo o país, a Campanha, que tem como objetivo geral aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. “Reflete toda a caminhada iluminada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II e trata de testemunhar o rosto de uma Igreja servidora”, pontuou o bispo. 

Ressurreição
Dom Estevam destaca ainda que “toda fé Cristã tem como seu alicerce e verdade a Ressurreição de Cristo. E isto aconteceu na manhã da Páscoa, como nos relatam as Escrituras.  Por ser tão importante a Ressurreição de Cristo, nos é proposto, iniciando com a celebração da missa das Cinzas, este importante período de 40 dias intensos à conversão”. Porém o bispo reconhece que a Quarta de Cinza perdeu força. “No mundo em que vivemos prega-se que a Pessoa Humana não tem mais limites e que, portanto, a conversão a Cristo é algo ultrapassado. Mas, uma grande busca do sagrado ainda é perceptível, e, embora, tenha-se perdido um pouco a força, é incontestável que as diversas propostas que não levam a conversão, não satisfazem ao homem”, ressaltou. Para ele, resgatar a importância da data significa iniciar uma mudança em atos simples, como o uso consciente da água, cultivar o amor ao próximo e os valores da família. “O mundo está com fome e sede de Deus, por isso precisamos apresentar a riqueza desta celebração e deste período como um convite a toda sociedade a uma perfeita e necessária conversão”, finalizou.